Guia Definitivo de Sobrevivência do Nômade Digital

Tempo de leitura: 20 minutos

Eu sou uma nômade digital. Escrevo, sou consultora, construo sites, elaboro estratégias de e-mail marketing, crio estratégias criativas de marketing digital para marcas e empresas, ajudo donos de empresas e novos empreendedores a construírem e amplificarem sua marca pessoal e gerencio uma equipe incrível. Tudo isso de qualquer lugar do mundo.

Mas ser uma nômade digital eficaz é muito mais do que apenas fazer café em casa (ou encontrar um bom café nas proximidades) e ser produtivo por algumas horas. Na verdade, é mais um teste de hábitos e habilidades do que qualquer outra coisa.

Somos criaturas de hábito. Tudo o que pensamos, dizemos e fazemos é o resultado de hábitos profundamente cravados e gravados em nossas mentes através de anos e anos de comportamento repetido. Esses mesmos hábitos nos ajudam a impulsionar ou a impedir nosso progresso na vida. Na verdade, o estado e a qualidade de nossas vidas agora é um reflexo direto de nossos hábitos diários.

Computador, Internet, Bloco de anotações e caneta. É tudo o que preciso para meu trabalho.
Computador, Internet, Bloco de anotações e caneta. É tudo o que preciso para meu trabalho.

Os hábitos são uma parte inegavelmente poderosa da vida. Eles são parte integrante da psicologia comportamental que molda a direção de nossas vidas. Eles são tão essenciais que um estudo determinou que aproximadamente 45% de tudo o que fazemos diariamente é direcionado por nossos hábitos.

Partindo das maneiras dos nossos maus hábitos e substituí-los com bons hábitos não é de forma alguma uma tarefa simples. É preciso compromisso, força de vontade e um desejo inabalável para superar nossas tendências aparentemente naturais para pensar, sentir, falar e agir de uma certa maneira.

Relacionado: 12 péssimos hábitos que te fazem menos produtivo

Ainda, na maior parte, estamos inseguros com nós mesmos ou por onde começar no caminho para o desenvolvimento de bons hábitos. Quais são os melhores hábitos para ter em sua vida quando você quer ter sucesso ou ser feliz? Existem alguns que usurpam os outros, fornecendo alguma receita mágica secreta para alcançar os objetivos mais elevados da vida?

Enquanto qualquer lista de melhores hábitos podem parecer subjetivas, existem, de fato, 24 hábitos bem particulares que não só irá ajudá-lo a ter sucesso, financeiramente falando, mas também irá mantê-lo saudável, feliz e realizado na vida que você escolheu, um nômade digital. Concentre-se nesses 24 hábitos e agregue-os em sua rotina diária, e sinta o seu tempo e progresso serem impulsionados diretamente para os seus objetivos.

1. Crie um horário diário – e cumpra.

Um dos primeiros desafios que você vai encontrar como um nômade digital é entender a famosa arte da gestão do tempo. Você pode não estar em um escritório tradicional, mas você ainda deve ter em mente o tempo que você irá começar a trabalhar na parte da manhã e que horas irá terminar o seu dia.

Te mostro 3 razões: Primeiro, um ritmo diário irá mantê-lo focado e responsável. Em segundo lugar, você precisa de um motivo para tirá-lo da cama de manhã. Terceiro, você precisa saber em como elaborar o seu dia, caso contrário, a vida de trabalho e sua vida pessoal vão se misturar de forma bem ruim. Uma dica extra: Saiba quando desligar o computador durante o dia.

2. Reveja sua lista de tarefas todas as manhãs.

Existem grandes conselhos para a produtividade em geral, mas existe uma lei suprema para sobreviver como um nômade digital… Assim que você se sentar para começar o trabalho do dia, revise sua lista de tarefas. Risque os itens que você realizou ontem e, se necessário, faça uma nova lista para o que você quer fazer hoje.

Eu faço listas a cada dois dias, e a cada dois dias eu elimino uma lista, e assim vai. Nesse momento tenho 8 listas pregadas na parede bem na minha frente, e em cada tarefa que eu finalizo eu faço um risco. A sensação de ver os itens serem riscados é prazerosa. Ver o quanto de trabalho que fiz em um dia, apenas por ver os riscos na minha frente me cria o sentimento de alívio.

3. Categorize os itens semelhantes e junte-os.

Quando você categoriza os itens semelhantes, você nada mais faz do que agrupar tarefas semelhantes. Por exemplo, ao invés de responder um e-mail, escrever uma postagem no blog, editar um vídeo e mapear seu calendário de conteúdo de mídia social, separe cada um desses entregáveis por categoria. Em seguida, procure todas as pequenas tarefas que você precisa fazer junto com cada uma dessas categorias e enfrente-os todos ao mesmo tempo.

Separe quatro horas para escrever vários posts para o blog. Em seguida, separe duas horas para apenas editar vídeos. Quando você menos perceber, você terá diversas listas riscadas e a sensação de alívio vai inundar o seu corpo.

4. Organize seu e-mail.

Como um nômade digital, você não pode ignorar seu e-mail. Nunca.

Sua caixa de entrada precisa ser constantemente cuidada para garantir que as coisas não passem despercebidas: apresentações importantes, perguntas do cliente, follow-ups, etc. Um e-mail mal gerenciado pode levar você a perder clientes e trabalho.

5. Mantenha-se a par de suas finanças.

Você pode ser um nômade digital, mas você também é seu próprio contador!

É crucial que você mantenha seu próprio fluxograma de caixa. Cada mês, você deve saber quanto dinheiro você fez, quanto você separou para impostos, contas do “seu escritório”, backup, seu salário (sim, você tem que ter um salário),e outros.

A razão para isso é porque você vai querer dados. Assim como um negócio, você precisa saber se você está operando (por si mesmo) lucrativamente ou em uma perda. Você precisará saber quem pagou e quem não. Você precisará manter o controle de quanto você está fazendo para que você possa efetivamente pagar suas contas e investimentos.

Benjamin Franklin disse uma vez: “Cuidado com as pequenas despesas, um pequeno vazamento afundará um grande navio.” É fácil perder de vista as pequenas despesas, mas eles somam, especialmente quando falhamos no orçamento.

6. Projete suas finanças para o próximo mês.

Além de manter o controle do que você já fez, você também deve acompanhar o que você definiu para fazer dentro dos próximos 30 dias.

Certifique-se de gerenciar todas as suas despesas, e economize as pequenas coisas. O dinheiro economizado em despesas frívolas ou estranhas pode ser economizado e investido para o seu futuro. Não ignore o futuro por causa da revelação do seu presente.

Nenhuma boa lista de hábitos está completa sem um item que exige economia e investimento. Muitas vezes esquecemos a necessidade de economizar para o futuro porque estamos tão ocupados vivendo no presente. A verdade é que a maioria dos brasileiros não tem uma economia no banco.

Mas não se trata apenas de poupança. Você tem que investir o dinheiro que você economiza. Quanto mais atenção você der a isso agora, mais sua vida será repleta de sucesso financeiro no futuro. Você também deve ter certeza de ter pelo menos seis meses de poupança em sua conta para evitar qualquer calamidade financeira no futuro.

7. Acorde cedo.

As primeiras horas da manhã são um tempo para reflexão e produtividade, onde o mundo ainda está dormindo, permitindo que você se concentre inteiramente em seus objetivos de longo prazo. Qualquer um que leve a sério o sucesso, sabe que é importante acordar cedo.

Mesmo se você não for uma pessoa diurna, use mudanças incrementais em sua rotina diária para começar a acordar cada vez mais cedo. Comece por definir o seu despertador para acordar 15 minutos mais cedo na primeira semana, depois 15 minutos mais cedo na próxima semana e assim por diante. Faça isso até que você possa acordar pelo menos duas horas antes do que você está acordando agora.

8. Gratidão.

Nós gastamos uma grande quantidade de tempo imerso em nossos problemas. Mas os problemas também são um sinal de vida. A única vez que não teremos problemas é quando estivermos sete palmos abaixo do chão. E se você quiser mudar seu foco para longe de seus problemas, você tem que ser grato com o que você tem. Sim, mesmo com seus problemas.

Gratidão é o caminho mais seguro para a saúde, felicidade e sucesso. Ele desloca nossa atenção para o que temos, e não para o que não temos. É a abundância natural dos prazeres simples e oportunidades que temos sido concedidos e abençoados.

9. Sorria.

Estudos têm confirmado que as pessoas que sorriem um sorriso genuíno são mais felizes na vida. Este é um dos melhores hábitos para permitir que você encontre paz emocional, mental e espiritual, simplesmente colocando um sorriso em seu rosto.

A fisiologia de nossos corpos dita a psicologia de nossas mentes. Quando nós franzimos a testa ou fazemos qualquer outra coisa que transmite uma sensação de depressão e infelicidade, nossa mente entende essas pistas e adapta a nossa mentalidade. No entanto, uma vez que mudamos nossa aparência externa conscientemente nós nos ajustamos, e nossos sentimentos internos seguem ao que estamos mentalizando.

10. Coma um café da manhã saudável.

O café da manhã é uma parte importante da vida. E logo você que ouviu sua vida inteira sobre o café da manhã ser a refeição mais importante do dia, nunca levou a sério na verdade né? É 100% verdadeiro! Se você leva a sério sobre ter sucesso, então coma um café da manhã decente e saudável todas as manhãs.

Este único hábito não requer muito esforço. E não é apenas fazer um café e pegar alguma bolacha e pronto. Dedique-se ao seu corpo, coma algo nutritivo. Quer uma dica que eu estou fazendo todos os dias? Enquanto faço o meu café, eu preparo uma tapioca rapidinho. Comece a fazer você também, é bem rápido. Te garanto que esperar o café coar vai ser a parte mais demorada do seu processo de execução do café da manhã.

11. Exercite-se.

Um dos melhores e absolutos hábitos para ter na vida é exercitar todos os dias sem falhar. Mas calma! Isso não é sobre halterofilismo ou correr uma maratona. Trata-se de fazer uma atividade ligeiramente extenuante para oxigenar o sangue e aumentar as endorfinas em seu corpo.

Você vai se sentir fisicamente melhor quando você começar este hábito, mas você também vai se sentir mais motivado e ter mais clareza mental.

12. Beba água com limão.

Um hábito que tem benefícios de saúde extraordinários é beber um copo grande de água com limão todos os dias. Limões são uma fonte natural de vitamina C, mas também possuem outros benefícios à saúde, como ajudar com sua digestão, impulsionar seu sistema imunológico, juntamente com a limpeza e hidratação do seu corpo.

café da manhã na Califórnia
Meu Café da Manhã na Califórnia. As vezes vario o tradicional café para uma limonada com folhinhas de hortelã.

A água em si também é uma maneira importante para liberar qualquer toxina de seu organismo no início da manhã. Em última análise, ao longo do tempo, isso também irá ajudar com coisas como perda de peso, redução em todas as inflamações e um impulso geral na energia.

13. Andar 10.000 passos.

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre os benefícios de caminhar pelo menos 10.000 passos em um dia. No entanto, como uma sociedade, tendemos a ficar muito aquém desse objetivo.

Este hábito único é uma ótima maneira de resolver nosso sedentarismo, e até mesmo o confinamento! Ficamos tanto tempo sentados que esquecemos como conversar e se relacionar.

Vai dar uma volta. Pega um sol! Isso faz bem pra você.

14. Gestão eficaz do tempo.

Um hábito essencial para ter sucesso em qualquer coisa na vida é a gestão eficaz do tempo. Como você gerencia o precioso pouco tempo que você tem, diz muito sobre o que você pode alcançar. E considerando que todos nós temos a mesma quantidade de tempo neste mundo, como você aproveitar este recurso ditará seu potencial para o sucesso.

Uma vez que este hábito foi solidificado em sua rotina diária, praticamente qualquer coisa é possível, e nenhuma meta será muito grande para atingir.

15. Ajuste diário dos objetivos.

A maioria das pessoas tem metas. Se é algo para alcançar nos negócios ou na vida, estamos todos se movendo em uma direção ou outra. No entanto, embora metas de longo prazo nos deem direção, são os objetivos diários que definimos que nos permitem criar marcos de curto prazo que são essenciais para nosso sucesso.

Objetivos de longo prazo podem parecer esmagadores mesmo na melhor das épocas. Mas, ao implementar uma estratégia diária de definição de metas, você pode realizar grandes coisas na vida, concentrando-se nos cenários de curto prazo de um dia na hora. Lembra do que falamos nos itens 2 e 3?

16. Inspire-se.

Muitas vezes é difícil permanecer motivado por qualquer quantidade de tempo. Ficamos desanimados e dissuadidos de nossos objetivos quando surgem coisas na vida que nos enviam para as tangentes e nos desviam da pista.

Leia, assista a vídeos inspiradores e inspire-se nas histórias de outros que alcançaram seus sonhos. Anthony Robbins chama isso de “hora do poder”, mas você pode gastar muito ou pouco tempo nisso, veja o quanto você precisa. Inspiração é o caminho para a realização, porque o que a mente pode conceber, ele pode conseguir.

17. Aprenda algo novo.

Educar-se, e aprender algo novo todos os dias. De línguas estrangeiras a programas de computador e aplicativos, você deve esculpir uma pequena quantidade de tempo todos os dias para dedicar a este hábito.

Se você decidir aprender algo novo através de um curso on-line, um audiobook, uma postagem no blog, um tutorial em vídeo no YouTube, ou mesmo através de TED Talks ou outros meios, a importância da implementação deste hábito é primordial. Encontrar algo que vale a pena aprender e fazer apenas um pouco de cada dia.

18. Se Organize.

Desordem física resulta em uma perda de foco. Quando nossas vidas estão desorganizadas e em um estado de desordem, é difícil permanecer focado em nossos objetivos. Aproveite o tempo para organizar sua casa e escritório, e fazer apenas um pouco cada dia para reforçar este hábito. Pegue uma única gaveta e organize-a, ou organize um cômodo de sua casa ou até mesmo um armário em seu escritório.

A importância deste hábito é destacada por um estudo no Journal of Neuroscience intitulado “Interações de cima para baixo e de baixo para cima, mecanismos no córtex visual humano”, que diz “Múltiplos estímulos presentes no campo visual, ao mesmo tempo competem por suprimir mutuamente sua atividade evocada em todo o córtex visual. ” Em português simples – a desordem se torna a uma grande perda de foco.

19. Contribua com os outros.

Em nossa busca para alcançar e ter sucesso, muitas vezes nos esquecemos dos outros. Não contribuímos com algo de valor para nossos semelhantes, mulheres ou crianças. Não se trata de doar dinheiro. Trata-se de contribuir com o seu tempo, que é muito mais valioso do que dinheiro. Também ajuda a mudar seu foco de um estado de falta para um estado de abundância.

Claramente, não é apenas sobre o que você sabe neste mundo. Para ter sucesso, precisamos chegar a outros, quem você sabe que é extremamente importante. Mas o trabalho em rede não é apenas um punhado de nomes, ou quantidade de amigos nas redes sociais. Trata-se de encontrar formas de ajudar e agregar valor às vidas dos outros.

Os melhores networkers do mundo também são alguns dos indivíduos mais bem sucedidos. Mas eles não se concentraram inteiramente em si mesmos no início. Eles sempre procuraram maneiras de ajudar outros sem pensar em receber algo em troca. É assim que nascem os melhores networkers do mundo.

Nós tendemos a gastar muito do nosso tempo mergulhado em preocupação e ansiedade. Mas, quando você agrega o hábito de contribuir com os outros, você pode facilmente aliviar suas preocupações pessoais, e até mesmo seus problemas, percebendo a necessidade de ajudar os outros. Na verdade, são as pessoas neste mundo que contribuem com mais valor para os outros que acabam alcançando o maior sucesso.

20. Agir.

– Tome uma atitude. É um clichê que todos nós ouvimos repetidamente, mas é algo que muitos de nós não conseguem fazer. Na verdade, fazemos exatamente o oposto – nós procrastinamos. Falhamos em agir por qualquer número de razões, impedindo o nosso progresso e capacidade de alcançar qualquer uma das metas monumentais que estabelecemos para nós mesmos.

A melhor maneira de superar a procrastinação é usar a regra dos 15 minutos. Pegue o que for que você está adiando, coloque o cronômetro no seu telefone por 15 minutos, e apenas se comprometa a fazê-lo por esse tempo. Por que apenas 15 minutos? Primeiro, quebra o ciclo da inação. Em segundo lugar, depois de 15 minutos, você construiu alguma coisa, então você pode apenas continuar.

21. Aproveite o tempo para ficar com você.

Um dos hábitos que a maioria de nós deixamos de implementar em nossas vidas é desfrutar de algum tempo de inatividade – ou “eu”. Faça uma pequena coisa que você adora fazer todos os dias. Sua vida não é sempre o tempo todo sobre realização e sucesso. Ao fazer uma pequena coisa que você ama, você está realmente dedicando paz de espírito e re-focalizando seu eu interior.

aproveitando o tempo
Os famosos Pumpkin Spice Latte e Pumpkin Cream Cheese Muffins do Starbucks.

Se você ouvir a sua música favorita, dar um passeio pelo parque, assistir a um filme, ou qualquer outra coisa, certifique-se de que você sempre dedique esse tempo para si mesmo.

Passamos muito tempo imersos no medo. Estamos tão preocupados e nervosos com o futuro que nos esquecemos de aproveitar o momento presente. É tão arraigado em nossas mentes que sufoca o nosso progresso.

Desfazer dos seus medos é um dos hábitos mais importantes que você pode desenvolver. Acostume-se a fazer uma coisa que faz você se sentir confortável a cada dia.

O pensamento positivo é um dos caminhos mais seguros para a realização de seus objetivos. Ignore os opositores e as pessoas que duvidam de suas habilidades, e comece a perseguir as coisas que você ama, apenas ficando positivo o tempo todo. É puramente uma questão de impulso. Pense positivamente por tempo suficiente, e coisas boas começam a acontecer.

22. Leia.

A leitura é um hábito importante para se desenvolver na vida, e você não deve confiar em audiobooks ou filmes o tempo todo. Siga a moda antiga, puxe uma cadeira, vá para o quintal e varanda e comece a ler.

leia mais

A leitura pode ajudá-lo a descobrir novos mundos, idéias ou maneiras de fazer coisas que você pode não ter conhecido antes. É também uma ótima maneira de educar-se ou entreter-se a qualquer momento.

23. Descanse bastante.

Embora seja importante acordar cedo todos os dias, é também importante ter um descanso suficiente. Encontrar esse equilíbrio pode ser difícil, especialmente se você tem filhos, dois empregos e outras obrigações. No entanto, se você se importa o suficiente sobre com seu bem-estar físico, juntamente com o seu sucesso futuro, você vai se concentrar em um mínimo de seis a oito horas de sono ininterrupto todas as noites.

Se você tiver problemas para adormecer, tenha cuidado para não beber café ou álcool muito perto de sua hora de dormir. Além disso, se você fuma, come muito açúcar, ou ingere qualquer outro tipo de toxinas ao longo do dia, você vai achar que é difícil chegar à cama em uma hora decente. Corte fora de sua rotina alimentos e hábitos ruins para que você possa descansar o suficiente à noite.

24. Registre seus pensamentos.

Registrar seus pensamentos é uma ótima maneira de refletir sobre quem você é e o que você tem feito na vida. O tempo pode passar tão rapidamente que muitas vezes esquecemos os detalhes do que fizemos, mesmo alguns meses atrás. Esses detalhes são importantes para lembrar, pois acrescenta clareza e propósito para nossas vidas, lembrando-nos das lições da vida e alegrias.

Comece o hábito de escrever seus pensamentos e registrar suas experiências em uma base diária. Entrelace-os com seus objetivos, esperanças e sonhos para o futuro, escrevendo o que você imagina para sua vida. Este é um método poderoso para a auto-reflexão, e também uma ótima maneira de motivar e inspirar-se para o futuro.

Comece.

Quantos dos hábitos acima você já trabalhou em sua vida? Qual mau hábito está prejudicando seu trabalho como nômade digital? Existem maus hábitos que parecem segura-lo e impedir de alcançar o sucesso e felicidade?

Maus hábitos podem ficar no caminho do nosso progresso e deixá-los não é fácil. No entanto, é tudo uma questão de impulso. Tudo se resume a pequenas etapas incrementais que você pode tomar dia após dia para ajudá-lo a construir o repertório de hábitos perfeitos para ajudá-lo a alcançar tudo o que seu coração deseja.

Os hábitos acima são alguns dos melhores hábitos a ter na vida. Quantos deles você vai concordar e se comprometer a assumir hoje como um nômade digital?